Temas do Evento

            Nos tempos atuais a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) está envolvida em todos os contextos onde há vida, uma vez que a alimentação saudável e segura é fundamental para o bem-estar, assim como para o desenvolvimento geral do corpo e mente. Sendo assim, a abrangência de SAN é multiprofissional e interdisciplinar.

            No entanto, podemos observar que existe uma produção mundial de alimentos que permite alimentar a população em geral, mas atualmente cerca de um bilhão de pessoas não tem acesso a uma alimentação suficiente (insegurança moderada, mas com fome parcial) e outra parte adicional que além de não ter alimentos suficientes estão com deficiência de micronutrientes (com insegurança grave e fome severa). Além disso, sabemos que a comida acessível é de alto valor lipídico saturado, assim como alto valor de açúcares e sal, principalmente aquela que aumenta o desejo dos consumidores nas gôndolas do supermercado: alimentos ultraprocessados!  

           Esse ano de 2018 foi abordado no XIII SEISAN o tema central – “Reações adversas a alimentos e SAN: onde está a falha?”, dando enfoque às intolerâncias e alergias alimentares, considerando uma prevalência e incidência preocupante com relação a esses distúrbios. Fica aqui então um alerta tanto aos profissionais como aos portadores dessas reações: a insegurança alimentar relacionada com alto consumo de alimentos industrializados e excesso de processos tecnológicos incluindo modificações genéticas podem existir, e não somente a falta de acesso aos alimentos caracterizado pela fome, como também é destacado. Considerando este contexto, fica aqui uma dica: atualização sempre! Aproveitem este site e leiam as matérias aqui liberadas para vocês!